7 de novembro, 2017

Walmart Brasil se firma como maior comprador de energia no mercado livre do país

Com um novo contrato, firmado em meados deste ano, empresa amplia consumo proveniente de fontes renováveis

O Walmart Brasil acaba de assumir o posto de maior comprador de energia no mercado livre no país. Com o mais recente contrato, firmado em meados deste ano, a empresa está adquirindo 70 megawatts por ano no mercado livre, o que representa aproximadamente 70% de seu consumo total de energia.

O resultado demonstra a solidez da estratégia da companhia no uso de energia proveniente de matrizes renováveis. O Walmart Brasil iniciou a atuação no mercado livre de energia em 2011 e vem desde então ampliando gradativamente a aquisição, cobrindo atualmente as 167 lojas com consumo mais representativo.

A regulamentação nacional possibilita que as empresas realizem a compra de energia no mercado livre para unidades ou grupos de unidades com o mesmo CNPJ. Há diversas modalidades para esse tipo de compra e o Walmart Brasil, devido ao porte de sua contratação, realiza a negociação e aquisição diretamente com uma empresa geradora de energia. Isso permite garantir que a energia adquirida é proveniente de matriz renovável.

O gerente sênior de Compra de Indiretos, George Tognini, ressalta que o Brasil já possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. De acordo com dados do Balanço Energético Nacional, cerca de 75% da eletricidade provém de fontes renováveis. Porém, como a grande maioria desse volume é gerada em usinas hidrelétricas, ocorrem variações do percentual de uso ao longo do ano, devido a estações de seca e outros fatores, e pode haver o aumento do uso de fontes não renováveis, como termelétricas e carvão.

“Ao fazer a contratação no mercado livre, diretamente com as geradoras, conseguimos garantir que estamos utilizando energia proveniente de hidrelétricas, portanto, de fontes renováveis”, explica Tognini. “Além disso, fazemos uma melhor gestão de uma das mais expressivas linhas de despesas para o varejo.”

Esse resultado contribui também para a estratégia global do Walmart, que tem o compromisso de ser 100% suprido por fontes de energia renováveis até 2025. O Brasil é hoje o país com o maior percentual de uso dessas fontes.

 

Últimas <strong>Notícias</strong>