18 de agosto, 2017

Walmart Brasil busca cumprir sua meta global de ser 100% suprido por energia renovável

A companhia conta com uma equipe que trabalha permanentemente para fazer uma compra melhor deste recurso, além de garantir que o consumo energético das lojas e demais estruturas operacionais seja eficaz.

Um dos pilares de atuação do Walmart em sustentabilidade é Clima e Energia, através do qual a empresa desenvolve projetos para garantir e expandir a utilização de fontes renováveis. Segundo George Tognini, Gerente Sênior de GNFR, quase 70% da energia consumida dentro do Walmart no Brasil já possui esta característica. “É o maior percentual do Walmart no mundo comparado com nossa operação em outros países. Até 2025, nós devemos ser 100% supridos de energia oriunda de fontes renováveis”, destaca George.

Para alcançar esta meta global o Walmart tem atuado no Mercado Livre de Energia, um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica onde os participantes podem negociar livremente diversas condições comerciais. Trata-se de um meio seguro, econômico e confiável de adquirir energia elétrica renovável por um valor negociável. “Somos um dos três maiores consumidores do Mercado Livre de Energia no Brasil. Até o fim de 2017 seremos o maior consumidor. Nosso time avalia constantemente o mercado para incluir novas matrizes e tecnologias neste segmento, como geração fotovoltaica, distribuída, entre outras”, declara George.

Outro foco de atuação do Walmart é a eficiência energética, ou seja, consumir energia de uma forma mais produtiva. Com isso, é possível alcançar os mesmos resultados com menor consumo de energia e de forma mais efetiva. “Nosso trabalho é fazer com que cada unidade tenha seu menor consumo e despesa de energia possível”, esclarece Alex Teixeira, Gerente de Utilities do Walmart. Hoje no varejo a energia elétrica está entre os maiores custos da operação. “Nós tivemos uma redução no consumo de iluminação ao redor de 7%, com investimentos em equipamentos com melhor eficiência energética e melhor gestão do consumo. Para que possamos ter um custo mais baixo para o cliente, temos que diminuir os nossos custos operacionais. Isso está totalmente vinculado com a missão que o Walmart tem, que é vender por menos para as pessoas viverem melhor”, afirma Alex.

 

George Tognini e Alex Teixeira
George Tognini e Alex Teixeira

Carreira

Gestão de energia é uma área técnica comercial muito visada e que toda empresa precisa ter, pois mudou a visão do varejo de apenas suprir energia à sua operação; agora é preciso suprir de uma forma mais barata, sustentável e eficiente. Alex explica que isso acaba desafiando os próprios funcionários do Walmart para que estejam atualizados com o mercado, além de estarem constantemente estimulados a buscar novas alternativas de consumo.

George relata que gerenciar a energia é extremamente importante para a companhia e demanda muito da capacidade, não só estratégica, mas também o conhecimento de novas metodologias, tecnologias e oportunidades de mercado. “Um especialista de energia no Brasil pode atuar em diversos outros países com menor ou maior complexidade. Para trabalhar nessa área, a pessoa tem que ter um perfil estratégico, visando o mercado em diversas frentes. É um mix de competências e conhecimentos. Além disso, é desejável ter formação em Engenharia Elétrica”, aponta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas <strong>Notícias</strong>