25 de abril, 2017

Márcia Rossi: equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Ela é Gerente de Segurança dos Alimentos do Walmart Brasil e mãe de trigêmeos, e conta a importância de conciliar a carreira com a família

Nos dias de hoje, é um desafio conseguir o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Márcia Rossi de Sylvio afirma que sempre procurou fazer isso e o Walmart proporciona que seus funcionários consigam essa conciliação. Ela é casada, tem filhos trigêmeos com 12 anos de idade, que tinham apenas 4 anos quando Márcia entrou na companhia. “Mesmo com a vida agitada, eu consegui acompanhar o crescimento deles. É aquele famoso papel da mulher que se divide, tem o segundo turno, é executiva durante o dia e a noite mãe, esposa e dona de casa. É uma coisa meio instintiva da mulher, mas é compensador”, revela.

Box-Marcia

Márcia é engenheira alimentar e sempre atuou em áreas relacionadas a qualidade e segurança dos alimentos na sua carreira. Hoje, todas as atividades referentes a esse tema, em toda a cadeia produtiva do Walmart no Brasil, estão sob sua responsabilidade. Para ela, é fundamental conseguir desenvolver a carreira e, ao mesmo tempo, ter uma vivência em família positiva. “As duas vidas para mim são igualmente importantes. Eu sempre tive o apoio tanto da minha liderança quanto da minha família. Meu marido a todo o momento foi compreensivo e participativo. Com suporte dos dois lados você consegue crescer”, declara.

Há oito anos no Walmart, Márcia já atuou como regional responsável pelas lojas e Centros de Distribuição do sudeste, cuidou da parte de desenvolvimento e qualificação dos fornecedores e, mais recentemente, assumiu a posição de líder nacional de toda a área de segurança dos alimentos. “Atualmente, eu faço a interação com toda a cadeia, áreas internas de operações, comercial e esfera internacional. Eu já tive oportunidade de ir duas vezes para a sede do Walmart nos EUA. É uma experiência muito rica não só de trabalho, como cultural, que acaba desenvolvendo suas competências”, explica.

Atuando como Gerente de Segurança dos Alimentos, Márcia percebeu sua habilidade para liderar pessoas. Ela comenta que gosta de realizar as atividades efetivamente, de acordo com o que acha correto. Mas, ao mesmo tempo, dá oportunidade para as pessoas também mostrarem os seus trabalhos. “Eu costumo dar liberdade para a minha equipe resolver alguns assuntos e desenvolver as tarefas, e reconheço quando há um bom desempenho. Em alguns momentos, é preciso corrigir e apontar quando as coisas não estão sendo feitas da forma correta. Mas é necessário orientar e cobrar resultados, sempre com muito respeito”.

Márcia conta que admira muito o Walmart, pela forte cultura e por fazer parte do DNA da companhia essa preocucação com a segurança dos alimentos. “Quando falamos de respeito pelo indivíduo e atendimento ao cliente, que faz parte dos nossos valores, tudo isso está muito atrelado com a segurança dos alimentos. Você respeita o cliente vendendo pra ele um alimento seguro”. Ela menciona que desde a sua primeira entrevista, teve certeza de que ali era o seu lugar. “Você tem que se identificar com a cultura e sentir que vai poder realmente contribuir com a empresa. Aquilo que nós definimos em nossa área é respeitado e efetivamente seguido nas lojas. Isso me dá muita satisfação em termos pessoais e profissionais, porque entendo que todo o trabalho que estou fazendo vale a pena”, relata.

Segurança alimentar é uma área que atua, de forma direta ou indiretamente, em todos os elos da cadeia, desde o campo até a casa do consumidor. Todos os fornecedores precisam passar por uma auditoria de segurança dos alimentos. “Essa gestão desde o início é muito importante. A partir do momento que o fornecedor entrega os produtos dele nas nossas centrais de distribuição, nós temos um time verificando a entrada das mercadorias, a armazenagem, a distribuição para as lojas e, por último, os processos que acontecem dentro da loja, para garantir que esse alimento se mantenha seguro até o final”, esclarece Márcia. Ela ainda informa que, até mesmo no pós venda, caso o cliente tenha alguma reclamação ou manifestação, que esteja relacionada com a qualidade do alimento, também há a atuação da sua equipe.

Há quase dois anos na posição de liderança, Márcia conta que está muito feliz e acredita que ainda tem muito a contribuir como líder nacional de segurança alimentar no Walmart. Sua meta profissional é dar continuidade a todo o trabalho que tem sido feito e em termos pessoais, ela pretende estar próxima de sua família, ver seus filhos crescerem e apoiá-los no que puder.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *