18 de agosto, 2017

Instituto Walmart amplia campanhas nas lojas em parceria com organizações sociais

As campanhas de arrecadação de produtos nas lojas ganharam destaque no primeiro semestre de 2017 por estar envolvendo cada vez mais os clientes em ações que beneficiam instituições de diversas áreas. Do Sul ao Nordeste a doação de alimentos mobilizou funcionários e comunidade.

As campanhas de arrecadação de produtos nas lojas do Walmart ganharam destaque no primeiro semestre de 2017. Isso porque nos últimos meses essas iniciativas estão buscando cada vez mais envolver funcionários da rede e clientes em ações que beneficiam instituições de diversas áreas. As doações de alimentos e outros itens para benefício das comunidades mobilizaram do Nordeste ao Sul do Brasil. Apenas na cidade de São Paulo, 1,5 tonelada de alimentos foi entregue para bancos de alimentos e outros parceiros da região entre maio e junho.

Além das campanhas ligadas aos bancos de alimentos e outras instituições, também aconteceram iniciativas em comunidades afetadas pelas fortes chuvas que atingiram as regiões Nordeste e Sul. A mobilização aconteceu especialmente nos estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Sul, onde as chuvas de abril e maio deixaram milhares de famílias desabrigadas ou alojadas em abrigos temporários.

Ponte para doação

Em São Paulo (SP), as parcerias foram pensadas para unir o que cada um tem a oferecer no ciclo do varejo. Lojas cedem seu espaço para organizações que levam seus voluntários para um dia de ação, funcionários do Walmart divulgam para os clientes, estimulando a doação, e os itens arrecadados no dia são distribuídos pela instituição parceira. No caso do envolvimento dos bancos de alimentos, o ponto interessante é que as doações são direcionadas exatamente para quem mais precisa, afinal, essas organizações são como “pontes” — com cadastro e relacionamento — entre doadores e organizações sociais.

Neste semestre, três organizações reforçaram a parceria com o Walmart e usaram dessa lógica para arrecadar alimentos: a Associação para Proteção das Crianças e Adolescentes (CEPAC), a empresa Sodexo e a Associação Prato Cheio. Em dias separados, e com propósitos diferentes, eles arrecadaram cerca de uma tonelada e meia de alimentos nas lojas Tamboré, Morumbi e Jabaquara.

A coordenadora da área de nutrição do banco de alimentos Associação Prato Cheio, Claudia Jeovane da Silva, disse que a parceria com o Walmart acontece desde 2015 e que se surpreendeu com o resultado da ação nesse formato em um sábado de junho. “Foi a primeira vez que fizemos uma campanha indo até a loja e abordando os clientes, e o resultado foi excelente. Preparamos folders, distribuímos e tivemos o apoio do gerente e dos funcionários do caixa. Foram dez voluntários das 9h da manhã até 21h. Mais de 500 quilos foram arrecadados e já ajudaram uma instituição de São Paulo. Estamos animados para as próximas”, contou.
Claudia reforçou a importância de estimular esse tipo de parceria. “Um tem o que o outro precisa. São alimentos de qualidade que vão para lugares que necessitam e sabem fazer bom proveito de cada pacote de arroz, feijão e outros. Esperamos que cada vez mais pessoas e empresas tenham essa consciência”, disse.

No caso da ação feita em parceria com a Sodexo, os funcionários da empresa viraram voluntários nesse dia para arrecadarem alimentos nas lojas do Walmart e o destino dos itens arrecadados foi um banco de alimentos que fez a distribuição entre as organizações cadastradas. Já voluntários do CEPAC usaram as doações para fazer uma festa junina e arrecadar fundos para manter a instituição, que presta atendimento a crianças e adolescentes.

SOS chuva

As fortes chuvas provocaram estragos em cidades do Sul e do Nordeste. Por isso, o Walmart Brasil e o Instituto Walmart se empenharam para mobilizar ações de auxílio às vítimas e, no mês de junho, lançaram uma campanha para arrecadar produtos de maior necessidade (água, produtos de higiene e de limpeza e alimentos não perecíveis). A ação aconteceu em 20 lojas das bandeiras Hiper e Super de Pernambuco e 18 das bandeiras Hiper, Super e TodoDia, em Alagoas. Em Porto Alegre, a solidariedade foi praticada com adesão à campanha da prefeitura arrecadando roupas e agasalhos em algumas lojas das bandeiras Nacional e BIG da região.

A mobilização foi intensa e envolveu outros parceiros: todos os itens recebidos foram encaminhados periodicamente para o Banco de Alimentos SESC-Pernambuco, para a Cruz Vermelha de Alagoas e para a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que, por sua vez, direcionaram os recursos conforme necessidade. Muitas pessoas ajudaram deixando sua doação em caixas preparadas e montadas em lugares estratégicos dessas lojas e os resultados ainda estão sendo contabilizados.

O Walmart Brasil também realizou doações emergenciais: em Alagoas e Pernambuco foram doados 45 mil litros de água, totalizando R$ 51 mil. Em São Borja (RS), foi doado R$ 10 mil em produtos de limpeza para a Secretaria e Desenvolvimento Social, possibilitando a volta das pessoas para suas casas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas <strong>Notícias</strong>