31 de agosto, 2017

Em parceria com o Walmart, Nat Cereais desenvolve métodos sustentáveis

Empresa ganha destaque no setor de alimentos funcionais e se consolida como fornecedora de marca própria

Criada em março de 2000 na cidade de Lagoa Vermelha, no Rio Grande do Sul, a Nat Cereais adotou diversos métodos sustentáveis através do projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta, do qual participou em 2011. Realizada pelo Walmart, a iniciativa promove a redução de impactos socioambientais em toda a cadeia de valor.

Inicialmente, a indústria trabalhava com 100% de produção própria de aveia. Com o passar dos anos e a necessidade de focar mais em produto, passou a adquirir aveia de produtores da região. “A maioria de nossos fornecedores estão localizados num raio de 30 km da indústria, o que reduz as distâncias a serem transportadas e, por consequência, o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de CO2”, explica Natália Dolzan, diretora comercial da Nat Cerais, que completa: “Além disso, todos devem fazer plantio direto, com práticas de conservação do solo”.

Preocupada com a sustentabilidade, a empresa adota outras ações que visam à preservação do planeta. Subprodutos da industrialização dos grãos, as cascas, que antes eram depositadas no ambiente e geravam a emissão de grandes quantidades de metano, hoje são utilizadas como ração animal. Já o abastecimento das caldeiras é feito com descartes de madeiras obtidas das indústrias moveleiras vizinhas a empresa, evitando a derrubada de milhares de árvores Pinus e Eucalipto por ano. A empresa também reduziu a gramatura de embalagens, possibilitando a diminuição de papel utilizado, fazendo o mesmo volume de caixas render até 10% mais. Outra prática determinante foi a otimização do transporte para um melhor aproveitamento dos caminhões da empresa, reduzindo o consumo de combustível para a entrega às redes varejistas. Testes de altura foram feitos e os lotes, que eram transportados com 80 caixas, passaram a ser com 100.

A Nat Cerais vem conquistando de forma sólida o seu espaço no setor de alimentos funcionais no Brasil. Parceira do Walmart há 12 anos, a empresa fornece aveias (flocos, flocos finos, farinha de aveia e farelo de aveia), muslis e granolas para a marca própria Great Value. “O Walmart é muito importante para a Nat Cerais, pois vendemos um volume bastante significativo todos os meses”, afirma Natália. Ela também menciona que as auditorias de ética e de qualidade fizeram com que a empresa fosse melhorando. “A parceria com o Walmart vem crescendo ano a ano e, consequentemente, as vendas estão aumentando. Os clientes estão confiando mais nos produtos de marca própria e o Walmart tem investido muito nessa divulgação, o que eu acho bem importante”, ressalta.

Para atender a demanda expressiva do mercado, recentemente a Nat Cerais ampliou sua planta fabril, fator que permitiu que aumentasse a produção de granolas e iniciasse a produção das barras Nuts. “Estamos investindo em melhorias não só para a empresa, mas também em inovações que vão chegar até o nosso consumidor. A empresa cresceu muito desde o início, hoje em dia, nós trabalhamos em três plantas, em uma área total que passa de 10 mil m². E a tecnologia vai evoluindo junto. Quanto mais clientes e maior demanda, é necessário comprar equipamentos novos e mais potentes”, esclarece Natália.

Últimas <strong>Notícias</strong>