Ética e Compliance

O Walmart tem especial preocupação com o relacionamento com seus fornecedores, clientes e a comunidade. Para que isso funcione bem, todos são preparados para seguir as normas de ética e compliance.

Para o Walmart, ser ético e trabalhar em conformidade é fundamental em todos os aspectos do negócio. A integridade é um comportamento cotidiano em nossa empresa e é um dos valores que define a maneira como tomamos as nossas decisões. Por isso, nossos funcionários e demais participantes da cadeia de negócio devem conhecer e cumprir o Código de Ética, assim como as demais políticas e processos do Walmart.

Quando chegam à empresa, os nossos novos funcionários recebem um exemplar do Código de Ética e se comprometem a agir de acordo com o documento. Além disso, também recebem informações importantes sobre a Política Global de Combate à Corrupção. Ao longo da carreira, cada funcionário participa de programas de capacitação relacionados a Ética e Compliance. O Walmart também disponibiliza aos funcionários um Canal de Comunicação Local e outro Global, para que possam esclarecer dúvidas e reportar violações ao Código de Ética. Todos os contatos realizados são confidenciais e podem ser feitos anonimamente.

Para cumprirmos a nossa missão, que é “vender por menos para as pessoas viverem melhor”, manter uma forte cultura de Compliance é essencial. Isso nos ajuda a operar nosso negócio com segurança, cumprindo com todas as leis aplicáveis e agindo com integridade, sempre fazendo o que é certo. O conceito de Compliance está inserido em toda empresa, com foco em 14 áreas que impactam em todo o negócio: Anticorrupção, Livre Concorrência, Combate à lavagem de dinheiro, Proteção ao Consumidor, Meio Ambiente, Segurança Alimentar, Saúde e Segurança do Trabalho, Saúde e Bem Estar, Licenças e Permissões, Trabalho e Emprego, Privacidade, Segurança do Produto, Compras Responsáveis e Comércio Exterior.

Em todos os países em que o Walmart opera, os fornecedores recebem informações sobre a Política de Ética na Cadeia de Suprimentos (Compras Responsáveis) e um Acordo de Fornecedores, que apresenta normas e procedimentos para garantir boas práticas em relação à legislação vigente em todas as suas unidades, tanto no campo social quanto no ambiental.

Nossos fornecedores também recebem o Termo de Compromisso FCPA (Lei americana de Práticas de Corrupção do Exterior). O objetivo é garantir que terceiros intermediários, que mantêm contato com autoridades públicas em nome do Walmart, atestem que cumprem as diretrizes previstas na legislação. O Walmart espera que seus fornecedores e prestadores de serviço ajam de maneira consistente com o Código de Ética e em cumprimento com as leis e nossas políticas e procedimentos.

Para saber mais sobre o Código de Ética do Walmart e ter acesso a nossa Política Global de Combate à Corrupção na íntegra, acesse o site www.walmartethics.com/brasil ou clique aqui.