Projeto São Félix do Xingu

Projeto que reúne o poder público, o terceiro setor e o varejo para oferecer carne mais sustentável para o consumidor. Saiba mais sobre a iniciativa desenvolvida no município de São Félix do Xingu (PA).

A cidade paraense de São Félix do Xingu, próxima da fronteira com o Estado de Mato Grosso, concentra uma de nossas principais iniciativas em relação à pecuária sustentável. Os pecuaristas da cidade participam de um programa protagonizado pelo Walmart Brasil, pela ONG The Nature Conservancy (TNC) , pela fundação Moore e pelo Grupo Marfrig , um dos principais produtores de carne bovina do mundo, com apoio da prefeitura da cidade. Por meio dessa parceria, foi desenvolvido o projeto “Carne Sustentável: do Campo à Mesa”, que oferece apoio técnico aos produtores para aumentar sua produtividade e rentabilidade sem a necessidade de novos desmatamentos. Além disso, a iniciativa inclui o monitoramento da produção e o rastreamento do produto até a chegada ao consumidor final, com o objetivo de garantir a conservação das florestas, solos e rios da região de São Félix do Xingu e de ampliar a oferta de carnes com garantia de origem para os consumidores.

A agropecuária, quando feita de maneira irregular, é um dos vetores do desmatamento da Amazônia e emissão de CO2. Nós, do Walmart Brasil, nos preocupamos com a cadeia de valor de nossos produtos, motivo pelo qual nos juntamos à The Nature Conservancy (TNC) e a Marfrig para levar uma carne mais sustentável à sua mesa.
Estudos apontam que a agropecuária é responsável por 63% do desmatamento da Amazônia. Em países tropicais, a diminuição de florestas está diretamente relacionada ao aumento da demanda mundial por carne.

Fonte: INPE 2012
Dessa união, surgiu o projeto "Carne Sustentável: do Campo à Mesa". O objetivo é disseminar melhores práticas sócio-ambientais na pecuária da Amazônia, garantir a conservação de florestas, solos e rios, além de desenvolver um processo produtivo mais sustentável junto aos agricultores de São Félix do Xingu (Pará).
A TNC realiza seminários envolvendo grandes organizações, como EMBRAPA e SEBRAE, repassando valores e conhecimentos ecológicos aos fazendeiros.
Além de respeitarem a natureza, essas fazendas criam uma quantidade maior de gado utilizando o mesmo espaço de terras, obtendo maiores lucros e gerando oportunidades à sociedade em que estão inseridas.
18 propriedades já estão obtendo resultados positivos, protegendo mais de 25.000 hectares de floresta.
O projeto acontece no município de São Félix do Xingu, local escolhido por ser um dos maiores produtores de gado do Brasil e apresentar questões ambientais e sociais complexas em seu território.

Através do estabelecimento de parcerias, palestras e assistência técnica aos produtores, as propriedades participantes são adequadas às normas do Código Florestal Brasileiro, iniciando um processo de evolução dividido em três etapas.
A região abriga cerca de 400 propriedades que podem ser regularizadas, passando a integrar o projeto para gerar carne mais sustentável à rede Walmart Brasil.
1ª Etapa: O Apoio
A primeira etapa do projeto consistiu no apoio à regularização para áreas fora das normas ambientais brasileiras.
Além dos trabalhos de conscientização, o programa auxilia as fazendas a estimarem sua capacidade de abate e a quantificarem área de pastagem, diminuindo os impactos ambientais negativos.
Nós trabalhamos para que todas as áreas passassem por avaliações e estudos, resultando em processos de recuperação em regiões desmatadas e no aprimoramento do manejo de gado e pasto.
2ª Etapa: O Monitoramento
A TNC, Marfrig e Walmart trabalham no aprimoramento do monitoramento de áreas produtoras, por meio de análise de imagens de satélite e diagnósticos ambientais da propriedade.
Com as imagens de satélite, há o controle de áreas de desmatamento e o monitoramento de uso de propriedades privadas. A Marfrig também identifica quais produtores trabalham com responsabilidade, sem a aquisição de gado proveniente de terras irregulares.
3ª Etapa: O Rastreamento
Com base nos diagnósticos ambientais das propriedades, todas as áreas produtoras selecionadas são regularizadas para criar gado de maneira ecologicamente correta.
A partir deste estágio, nosso trabalho consiste em rastrear todo o processo de entrega da carne sustentável, levando transparência e segurança à você e sem alterar o preço final.
Trabalhando com o Código Florestal Brasileiro e diagnósticos ambientais, o projeto de carne sustentável auxilia o município de São Félix do Xingu a reduzir o desmatamento de suas florestas.
É assim que a carne sustentável chegará até as unidades da rede Walmart Brasil e, depois, para a mesa da sua família.
Quando você compra uma carne mais sustentável, completando este ciclo, você está investindo em oportunidades para as famílias de São Félix do Xingu, na preservação da floresta amazônica e tornando o mundo melhor para as futuras gerações!
realização:
apoio:
Você conheceu um dos projetos de
Pecuária Sustentável do Walmart Brasil!