Compromisso por uma pecuária mais sustentável

Em linha com o compromisso global de “garantir que a carne bovina comprada do Brasil em todas as operações do Walmart não contribua em sua origem com o desmatamento do bioma Amazônia” e reconhecendo que o desenvolvimento mais sustentável da cadeia de valor da pecuária bovina é parte deste compromisso, o Walmart adota os seguintes princípios e práticas norteadoras de sua atuação:

 

RESPEITO à legislação, as normas e demais requisitos legais ambientais, trabalhistas, de qualidade dos produtos da pecuária bovina e de bem estar dos animais.

PRÁTICAS ASSOCIADAS:

  • Constar em contrato cláusulas referentes ao cumprimento da legislação e demais requisitos ambientais e trabalhistas.
  • Não realizar atividades comerciais com fornecedoresque estejam incluídos nas listas oficiais do IBAMA para áreas embargadas,práticas de desmatamento recente(desmatamento zero), ocupação irregularde áreas protegidas (terras indígenas e unidades de conservação),.
  • Não realizar atividades comerciais com fornecedores que estejam incluídos nas listas oficiais do governo brasileiro deempregadores que utilizam mão de obra análoga à escrava.

 

Desenvolver parcerias junto a fornecedores que busquem garantir a qualidade dos produtos e disseminar práticas de bem estar animal nos processos produtivos. BUSCA pelo desenvolvimento mais sustentável da cadeia de valor da pecuária bovina, considerando a mobilização de esforços para a incorporação da melhoria contínua nos processos produtivos, de gestão, relações comerciais e de tomada de decisão.

PRÁTICAS ASSOCIADAS:

  • Desenvolver projetos e programas em parceria com nossos fornecedores para garantir o atendimento à legislação, implementação das boas práticas produtivas, fornecimento de produtos de qualidade e a redução dos impactos ambientais e sociais associados à cadeia produtiva.
  • Estabelecer,implementar e manter um sistema de monitoramento e gestão de riscos ambientais e sociais da cadeia de carne bovina, que permita gerar evidências auditáveis, verificáveis e reportáveis para a sustentabilidade da cadeia de valor.
  • Incorporar nos processos decisórios de compra a avaliação e a preferência por fornecedores comprometidos com a sustentabilidade de suas operações e produtos.
  • Participar de grupos de trabalho e mesas redondas relacionadas ao tema e estabelecer parcerias para fomentar o desenvolvimento mais sustentável da cadeia de valor da pecuária bovina.

 

DISSEMINAÇÃO de práticas ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas relacionadas à produção, ao uso, a distribuição, a comercialização e ao consumo dos produtos da pecuária bovina.

PRÁTICAS ASSOCIADAS:

  • Estabelecer ações de comunicação interna, conscientização e, quando necessário, de capacitação dos funcionários em ações, projetos e programas para o cumprimento deste compromisso.
  • Desenvolver ações de comunicação e conscientização para o consumidor final sobre as questões relacionadas à sustentabilidade na cadeia de valor da pecuária bovina.
  • Disseminar os resultados das ações desenvolvidas para as diferentes partes interessadas considerando órgãos de governo, organizações do 3º setor, fornecedores, e consumidor final, entre outros parceiros.

 

Este compromisso aplica-se a todas as operações do Walmart no Brasil e demais países que compram carne da Amazônia, sendo cada país responsável por implementá-lo conforme as diretrizes corporativas.

O Walmart irá revisar regularmente os compromissos com a sustentabilidade na cadeia da pecuária bovina e atualizá-los, quando necessário.

 

Conheça o projeto: