Pacto pela Sustentabilidade

Cinco anos de parcerias e de muito trabalho trouxeram grandes resultados. O Pacto pela Sustentabilidade, uma iniciativa histórica norteada por três eixos, deixa um legado muito positivo.

Em 2009, o Walmart Brasil assinou, ao lado de outras 20 empresas brasileiras e multinacionais, o Pacto pela Sustentabilidade, uma iniciativa inédita do varejo brasileiro com base em três eixos: Amazônia, Compras Responsáveis e Gestão de Resíduos. Em cinco anos, a iniciativa se expandiu e alcançou mais de 160 empresas, que reportaram seu desempenho nessas três áreas.

Ao longo dos cinco anos da iniciativa, conquistamos, junto aos demais participantes, avanços muito importantes em nossa cadeia produtiva, consolidando assim uma agenda permanente para a construção de um futuro mais sustentável.

Eixos do Pacto pela Sustentabilidade

 

icone03Amazônia – Combater as condições degradantes de trabalho nas cadeias de soja, madeira e pecuária. Capacitar, orientar e incentivar a certificação de fornecedores, e verificar a origem de matérias-primas, para afastar o risco de vinculação com o desmatamento amazônico.

Conheça o trabalho do Walmart nesse eixo: SF Xingu / Monitoramento / Pecuária Responsável

 


icone02Compras responsáveis – Rever o ciclo de vida dos produtos avaliando, junto à cadeia de fornecedores, o desenvolvimento, o processo produtivo, o transporte, a venda e o descarte, apostando em aspectos de inovação, ecoeficiência e conformidade sócio-ambiental.

Conheça o trabalho do Walmart nesse eixo: Produtos Mais Sustentáveis / Produtos Marca Própria

 


icone01Gestão de resíduos – Reduzir o número de embalagens e sacolas plásticas e diminuir a destinação de lixo a aterros sanitários, bem como estimular a prática da reciclagem, entre outras iniciativas.

Conheça o trabalho do Walmart nesse eixo: Estações de reciclagem / Banco de Alimentos


Conheça aqui os principais resultados das empresas participantes do Pacto pela Sustentabilidade que prestaram contas sobre seus projetos, iniciativas e mudanças em seus processos produtivos.

Sustentabilidade em Ação