Boas Ações

Como protagonistas desta frente, as lojas da rede Walmart mobilizam clientes e funcionários na realização de campanhas de arrecadação, doam produtos e cedem ativos para organizações sociais.

Logo_BoasAçSes_Vertical
O Programa Boas Ações reúne iniciativas lideradas pelas lojas da rede Walmart em benefício das comunidades onde estão presentes. Como protagonistas desta frente, as lojas mobilizam clientes e funcionários na realização de campanhas de arrecadação de produtos, doam produtos e cedem ativos para organizações sociais parceiras. O Instituto Walmart realiza o cadastro e a validação dessas organizações, criando uma rede de parceiros espalhada pelo país.

Programa Alimentar (3)Um dos destaques do Boas Ações é o apoio a Bancos de Alimentos, com a doação de produtos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que ainda são adequados para o consumo. As organizações parceiras coletam, transportam e distribuem os produtos para instituições que atendem crianças, jovens e adultos em situação de insegurança alimentar. Atualmente, o programa conta com um parceiro nacional, o Mesa Brasil Sesc e um estadual, o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, além de parcerias locais com bancos municipais ou instituições filantrópicas. Em 2015 foram doados, pelas lojas do Walmart Brasil, mais de 196 toneladas de alimentos, beneficiando mais de 300 mil pessoas.

O Brasil tem 3,4 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar, o que corresponde a 1,7% da população nacional, de acordo com dados da FAO (braço das Nações Unidas para alimentação e agricultura). Apesar dessas estatísticas colocarem o Brasil na lista de nações que superaram o problema da fome, o país é considerado um dos dez que mais desperdiçam comida em todo o mundo, com cerca de 30% da produção praticamente jogados fora na fase pós-colheita.
Nesse cenário, o Instituto Walmart também promove debates sobre o combate ao desperdício de alimentos. Em outubro de 2013, realizou em Salvador, em parceria com o Mesa Brasil Sesc, o 1º. Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional.  Para compartilhar o conhecimento gerado, foi lançada uma publicação reunindo os principais temas debatidos no evento.

Para compartilhar o conhecimento gerado, foi lançada uma publicação reunindo os principais temas debatidos no evento.

O Instituto Walmart também articula junto às lojas a realização de campanhas arrecadação de produtos junto a clientes e funcionários para doação a organizações sociais vizinhas.

Galeria de Fotos