Geração de renda

Em sua primeira década, o IWM apoiou grupos produtivos e cooperativas de catadores buscando criar condições para desenvolvimento econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Na frente de Geração de Renda, o Instituto Walmart teve forte atuação apoiando grupos produtivos e cooperativas de catadores. O foco do Instituto nessa frente foi criar condições para o desenvolvimento econômico de comunidades em situação de vulnerabilidade social, apoiando seu empoderamento para que elas mesmas pudessem gerir seus projetos, visando uma economia inclusiva.

Nos seis primeiros anos, foram apoiados 32 projetos de grupos produtivos e cooperativas de catadores. A partir dessa experiência, o IWM apoiou iniciativas que permitissem acesso ao mercado, a capacitação e a recursos financeiros, três pontos identificados como sendo desafiadores para a manutenção e crescimento dos grupos.

Em 2010, o IWM em a parceria com a Ashoka iniciou a discussão sobre Negócios Sociais Inclusivos no Brasil, mapeando experiências brasileiras e construindo conhecimento acerca desse novo conceito, por meio do projeto Mapa de Soluções Inovadoras.

Tendo em vista a importância do público feminino na liderança de iniciativas de geração de renda, o IWM deu ênfase a questão da equidade de gênero, apoiou em parceria com o Gife a publicação do Grantcraft – “Investimento a favor da inclusão: equidade para mulheres e meninas”. Também desenvolveu, em parceria com a Aliança Empreendedora, o projeto Desafio Pequenas Gigantes, que capacitou e premiou microempreendedoras para desenvolvimento de seus negócios.

Geração de Renda (5)

Em paralelo a isso, na frente de apoio a cooperativas de catadores, foi desenvolvido o Programa Estruturação. Lançado em 2013 em parceria com o Programa Catação e a Giral Viveiro de Projetos, teve como objetivo integrar conhecimentos e gerar soluções para cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis. O programa lançou as publicações “Inspiração“, para disseminar três casos de sucesso na gestão de resíduos sólidos, e “Realização“, um guia voltado a qualificar os processos e as operações das cooperativas.

 

Publicações

Acesse documentos com os valores, trabalhos e causas defendidas por este projeto.

Instituto Walmart em Ação