Desenvolvimento Local

Programas como o Bombando Cidadania, no Recife (PE), e o Apoio à Implementação da Floresta Nacional do Amapá passaram a inspirar a forma como a organização realiza ações junto às comunidades.

Os programas de Desenvolvimento Local em comunidades diversas serviram como laboratório para o Instituto Walmart e passaram a inspirar a forma como a organização realiza ações junto às comunidades. Dois programas se destacam: Bombando Cidadania e Apoio à Implementação da Floresta Nacional do Amapá (Flona).

Bombando Cidadania

Cultura, educação, meio ambiente, saúde e geração de renda. Tudo isso para o fortalecimento de uma comunidade onde a cultura nordestina ferve: a Bomba do Hemetério, em Recife. Conheça o Bombando Cidadania!

O programa envolveu mais de 700 participantes diretos e cerca de 3 mil indiretos e os moradores perceberam mudanças na realidade no bairro. Em 2014, a Bomba foi incluída como destino turístico de base comunitária no guia oficial da cidade do Recife.

Para comemorar os resultados da iniciativa, foi lançado em 2015 o livro “A transformação passa por aqui – Bombando Cidadania: uma experiência de desenvolvimento local”.

Desenvolvimento local - Bombando Cidadania (7)

Apoio à Implementação da Floresta Nacional do Amapá (Flona):

A Flona do Amapá foi criada em 1989, como a primeira Unidade de Conservação de Uso Sustentável do Estado. Em 2008, a Conservação Internacional (CI-Brasil), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Walmart iniciaram ações para a implementação efetiva dessa unidade de conservação.

Desenvolvimento Local - Flona

A partir de estudos de viabilidade econômica, pesquisas acadêmicas e oficinas participativas com moradores e público de interesse para a Flona, foram elaborados diagnósticos da região, levantadas informações sobre sua população e seus recursos naturais. As informações foram utilizadas para a elaboração do Plano de Manejo da área, que foi aprovado em janeiro de 2014 e abriu um novo horizonte para a comunidade local.

O programa também realizou ações de Educação Ambiental para escolas públicas, formação de agentes locais sobre o uso sustentável da floresta e atividades de organização social com o objetivo de incentivar a organização produtiva dos recursos naturais de uso múltiplo (extrativistas e não madeireiros) e a inserção desses produtos no mercado justo.

Publicações

Acesse documentos com os valores, trabalhos e causas defendidas por este projeto.

Instituto Walmart em Ação