IWM 10 anos

Desde sua criação, em 2005, o Instituto Walmart vem evoluindo para acompanhar as necessidades sociais do país e o contexto do negócio.

Em 10 anos de história, a atuação do Instituto Walmart passou por evoluções acompanhando as necessidades do investimento social no país e as transformações do próprio negócio.

Em um primeiro momento dessa trajetória, entre 2005 e 2010, a organização apoiava projetos em diferentes áreas, refletindo o momento de expansão da rede Walmart no Brasil. Nesse período, já se destacava o apoio a projetos de geração de renda e profissionalização de jovens, assim como iniciativas envolvendo as lojas e seus funcionários nas ações sociais.

Em 2010, o IWM consolidou as prioridades de seu Investimento Social Privado e passou a atuar em quatro causas: Juventude e Trabalho; Desenvolvimento Local; Geração de Renda; Ações na Comunidade. Nestas foram feitos investimentos em programas, projetos e na produção de conhecimento.

Em 2015, o IWM entra em seu terceiro ciclo, passando a focar sua estratégia em duas plataformas: Criar Oportunidades para a Juventude e Viver Melhor Comunidade, que atua em parceria com organizações sociais onde o Walmart está presente.

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A partir dos aprendizados de sua trajetória e da busca pela simplicidade, o instituto traçou um caminho para mobilizar ainda mais o potencial do varejo para promover mudanças sociais.

Entre as mudanças, está a evolução do modelo de atuação em Desenvolvimento Local e em Geração de Renda, adotado até então, para a aproximação com as organizações sociais vizinhas às unidades de negócio.

Confira aqui as principais ações desenvolvidas nessas duas temáticas nos últimos anos: Desenvolvimento Local e Geração de Renda.

Instituto Walmart em Ação

Linha do Tempo

  • 2005 Criação do Instituto

    O Instituto Walmart é criado no dia 17 de novembro com a missão de promover o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade social, investindo, articulando e apoiando diversas iniciativas.
    Mantido com recursos do Walmart Brasil, o Instituto passa a ser o responsável pela orientação estratégica e gestão do Investimento Social Privado e também pelo apoio a práticas de Responsabilidade Social Corporativa da empresa.

  • 2006 Construção

    O Instituto começa a estruturação do Investimento Social Privado, apoiando projetos sociais de interesse público com recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática. Dentro deste conceito, são apoiados 21 projetos em seis Estados brasileiros.
    O investimento do Instituto Walmart neste ano é direcionado para três áreas:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Cultural.
    Destaca-se o apoio a projetos de Geração de Renda com grupos de mulheres que têm como objetivo formar cooperativas, promover capacitação e criar novas alternativas de renda e inclusão social.

  • 2007 Atuação Ampliada

    O Instituto Walmart recebe o título de Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e amplia sua atuação em 100%, apoiando 40 projetos em 12 Estados do Brasil. Além disso, passa a fortalecer o apoio às Ações na Comunidade –
    atividades sociais realizadas pelas lojas do Walmart em todo Brasil: Calendário de Boas Ações, Programa Banco de Alimentos e Dia na Comunidade.
    Ampliando o foco em juventude, com o objetivo de estimular trabalhos com capacidade de crescimento e efetivas melhorias sociais, o Instituto inicia o apoio ao projeto Com.Domínio Digital, que capacita jovens para o mercado de trabalho. A experiência positiva com o projeto seria, no futuro, a inspiração para a criação do programa Escola Social do Varejo.

  • 2008 Transformação

    O Instituto estabelece a missão: ”Promover o autodesenvolvimento para as pessoas viverem melhor”. A proposta se sustenta sobre a crença na capacidade do indivíduo ser o agente de mudança de sua própria vida e da vida em sociedade.
    A presença geográfica é ampliada para 17 Estados, com o desenvolvimento de 40 projetos para capacitação de jovens e geração de renda. Além destas duas frentes, o Instituto começa a atuar em uma nova causa: Desenvolvimento Local. O lançamento do Programa Bombando Cidadania , no bairro Bomba do Hemetério (Recife-PE) é o marco dessa nova linha de atuação. O programa apoia projetos de Educação, Cultura, Geração de Renda, Meio Ambiente e Saúde que, integrados, promovem o desenvolvimento da comunidade, contribuindo para melhorias no território. As atividades são realizadas com apoio de parceiros públicos, organizações não governamentais e empresas privadas.

  • 2009 Foco

    Em Geração de Renda, o IWM promove o “Fórum Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS): e o Catador nesta história?”, além de apoiar um programa de formação profissional em Salvador beneficiando mais de 400 mulheres.
    Na plataforma Ações na Comunidade, a frente que envolve os bancos de alimentos se fortalece e aumenta em 35% a participação de lojas que realizam doações, atingindo mais de 2 mil toneladas de alimentos doadas.
    Em 2012, o Instituto Walmart apoia diversas iniciativas em 19 Estados mais Distrito Federal, tendo o reconhecimento aos seus programas.

  • 2010 Consolidação

    O Instituto Walmart consolida suas ações de investimento social privadoem quatrocausas: Juventude e Trabalho, Desenvolvimento Local, Geração de Renda e Ações na Comunidade.
    O destaque é a criação e realização, em parceria com o Instituto Aliança, do Programa Escola Social do Varejo ,uma iniciativa de formação de jovens para o mundo do trabalho com foco no segmento do varejo. O programa promove a capacitação de 1.052 jovens em seis cidades brasileiras: Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Barueri (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
    Neste ano, o Instituto Walmart apoia 41 projetos em 18 Estados mais Distrito Federal, avançando no desenvolvimento de seus programas em cada causa.

  • 2011 Avanço

    A Escola Social do Varejo, principal programa da causa Juventude e Trabalho, chega a 1.700 jovens atendidos em cinco Estados brasileiros.
    Em Desenvolvimento Local, o Programa Bombando Cidadania lança a Agenda 21 local e a Rádio Comunitária Seu Hemetério e no Programa Flona do Amapá a comunidade é envolvida na elaboração de um plano para o aproveitamento econômico do potencial turístico da região Centro Oeste do Amapá.
    Já na frente de Geração de Renda, o Instituto inova e realiza uma série de quatro encontros, chamada de Mapa de Soluções Inovadoras – Tendências de Empreendedores na Construção de Negócios Sociais e Inclusivos.
    Neste ano, também é lançada a iniciativa Caravana do Instituto Walmart, na frente de Ações na Comunidade, com a realização de encontros com organizações sociais em oito capitais brasileiras.

  • 2012 Reconhecimento

    O destaque do ano na causa de Juventude e Trabalho é o início do processo de internacionalização da Escola Social do Varejo por meio de uma parceria firmada pela Walmart Foundation com a InternationalYouth Foundation (IYF), que estuda a adaptação da metodologia em outros países da América Latina, África e Ásia.
    Em Desenvolvimento Local, o Programa Bombando Cidadania realiza uma avaliação intermediária e promove um seminário para apresentar os resultados alcançados em quatro anos de atividades no território da Bomba do Hemetério, no Recife.

  • 2013 Resultados

    Em um ano de colher bons resultados, novos programas são criados na linha de Geração de Renda: o projeto Pequenas Gigantes – Desafio para Mulheres Empreendedoras e o Programa Estruturação, um conjunto de ações para fortalecer cooperativas de catadores de matérias recicláveis.
    Em parceria com o Mesa BrasilSesc, o Instituto Walmart leva a Caravana a 261 organizações sociais em oito cidades e promove, em outubro, em Salvador (BA), o "Seminário Internacional de Segurança Alimentar e Nutricional: Sustentabilidade e Combate à Fome".
    O Instituto também amplia os resultados registrados em seus principais programas, como a Escola Social do Varejo e o Bombando Cidadania, entre outros.

  • 2014 Maturidade

    Os programas e projetos desenvolvidos pelo Instituto Walmart atingem o amadurecimento e alguns entram em fase final de incubação.
    Na plataforma de Juventude e Trabalho, o IWM mantém o investimento no Programa Escola Social do Varejo em duas vertentes: formação profissional em Liderança para o Varejo, atendendo diretamente 1.000 jovens, e incidência em política pública.
    Em Geração de Renda, como continuidade ao Programa Estruturação, é lançada a publicação Realização, um guia voltado a qualificar os processos e as operações das cooperativas, e são realizados dois mutirões com a participação de 170 voluntários para transformar cooperativas de catadores na Grande São Paulo. Também é realizado um encontro intersetorial para pensar debater o futuro do setor.
    Na frente de Desenvolvimento Local, o Programa Bombando Cidadania recebe investimentos em ações voltadas ao fortalecimento de lideranças locais. Na Flona do Amapá, é aprovado o Plano de Manejo, um dos produtos previstos no escopo do programa.
    Na linha de Ações na Comunidade, é lançado o “Guia de Gestão para Organizações Comunitárias”, publicação composta por metodologias, orientações, exemplos, dicas e sugestões com o objetivo de apoiar a formação de pessoas e organizações que atuam em comunidades.