Criar oportunidades para a Juventude

O Walmart investe em qualificação profissional de jovens por acreditar no potencial desse segmento da sociedade para provocar mudanças sociais.

Desde a sua criação, o Instituto Walmart promove a inclusão social de jovens por meio da qualificação profissional e da inserção no mercado de trabalho, em projetos desenvolvidos em parceria com organizações sociais e instituições públicas, como Secretarias de Educação. A opção por essa plataforma de atuação destaca a importância da juventude como um segmento da sociedade que tem grande capacidade de influenciar mudanças sociais e alavancar desenvolvimento.

O comércio é o segundo setor que mais gera empregos formais no Brasil, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego. De acordo com levantamento do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), um quarto do total de ocupados do setor possui entre 16 e 24 anos.

Nesse contexto, o IWM atua em parceria com o Instituto Aliança com o objetivo de desenvolver em jovens e educadores as competências técnicas e socioemocionais voltadas para o mundo do trabalho, considerando sinergias com o varejo.

Dentro desta plataforma, são desenvolvidos dois programas: a Escola Social do Varejo (ESV), que oferece aos jovens a possibilidade de formação profissional e acompanhamento de inserção, e a ESV na Escola Pública, que investe em iniciativas que contribuam para a construção da ponte entre a escola e o mundo do trabalho, por meio da transferência e/ou adaptação do currículo da ESV para o Ensino Médio.

Desde 2012, a ESV passa por um processo de internacionalização, com apoio da Walmart Foundation, tendo sua metodologia aplicada em outros países da América Latina.

Galeria de fotos:

Programas

Conheça os programas de Criar Oportunidades para a Juventude