8 de novembro, 2016

Últimas Visitas Guiadas do ano reforçam importância da iniciativa na Escola Social do Varejo

As atividades aconteceram no fim de outubro e colocaram os alunos em contato com o dia a dia do varejo de uma forma bem acolhedora.

Em agosto, cerca de 500 jovens iniciaram a formação na Escola Social do Varejo (ESV) em quatro cidades onde o programa acontece: Osasco (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Porto Alegre (RS). Como previsto na programação, e como parte da metodologia aplicada pelo Instituto Walmart em parceria com o Instituto Aliança, as Visitas Guiadas aconteceram no fim de outubro e colocaram os alunos em contato com o dia a dia do varejo de uma forma bem acolhedora: os próprios funcionários da rede são os guias em um dia de aprendizado.

 

Atualmente, o curso Liderança no Varejo acontece nos períodos matutino e vespertino nesses quatro estados com a duração de 300 horas no total. A formação é baseada em três áreas aplicadas de forma integrada: “Desenvolvimento Pessoal e Social”, “Contexto das Relações do Varejo” e “Tecnologia da Informação e Comunicação”. As Visitas Guiadas, junto com os “Aulões”, complementam o conteúdo aprendido em sala de aula com a parte prática, essencial na formação dos jovens líderes.

 

A experiência acaba trazendo bons resultados e histórias para todos os participantes, desde os alunos até os funcionários que se colocam a disposição para a visita. O Analista de Treinamentos Wagner Moraes participou da Visita Guiada da turma de Osasco (SP) no dia 10 de outubro e ficou muito satisfeito com o que ouviu dos jovens e com toda a troca que ocorreu ao longo do encontro.

 

“Foi um prazer e uma experiência inenarrável, algo que de fato mexeu comigo, não só pela confiança em meu trabalho como instrutor do Walmart, mas pela oportunidade de ser nesse dia um ‘instrutor da vida’. Pude dar conselhos, falar de acertos, erros e aprendizados. Terminei a visita muito emocionado e transformado por saber que carrego algo que pode ajudar quem está começando agora”, comentou.

 

Para a maioria dos alunos o sentimento é de inspiração. São nas Visitas Guiadas que dúvidas são tiradas e histórias são compartilhadas. Vitória Pinheiro Ribeiro, aluna ESV de Porto Alegre (RS) disse que a visita foi uma ótima experiência. “Ver o funcionamento de um estabelecimento de grande porte e conhecer também a trajetória de alguém que começou com um cargo muito simples, nos deu muita motivação e vontade de trabalhar. Adorei e me interessei bastante pela empresa e suas causas”, disse.

As Visitas Guiadas foram encerradas no dia 20 de outubro com as turmas de Porto Alegre (RS). Agora em novembro é a vez dos Aulões, fique atento à nossa página no Facebook para saber mais sobre datas e novidades dessa iniciativa da ESV: https://www.facebook.com/esvnacional

Confira outros depoimentos dos alunos ESV sobre as Visitas Guiadas:

 

 

Recife (PE)

 

“Tivemos uma experiência incrível, pois conhecemos de perto um pouco do trabalho que é desenvolvido no varejo. Tudo é pensado para que a necessidade do cliente seja satisfeita, para atrair esse cliente através do marketing. Foi prazeroso conhecer líderes dos setores que fizeram carreira dentro do varejo em suas trajetórias profissionais, com amor e alegria me fazendo perceber que tudo que chegar em nossas mãos para fazer deve ser feito com excelência.”

 

Luiz Carlos

 

“A visita guiada me abriu os olhos me mostrando que o mundo do varejo é encantador e que atrai de forma estratégica. Tudo visto nas oficinas nos fez ter um olhar na prática dos conteúdos trabalhados. Foi uma experiência incrível que levarei comigo para sempre.”

 

Kariny Rocha

 

Porto Alegre (RS)

 

“Eu não tinha muita ideia sobre o que acontecia nos ‘bastidores’ de um hipermercado. Chegando lá, foi surpreendente, pois foi além das minhas expectativas. A visita ao Big Cristal foi um aprendizado e tanto. A diretora da loja, Luna Verónica, nos explicou sobre todas as funções que havia lá de forma clara. Fizemos um “tour” pelo Big Cristal o que foi muito legal. No final na sala de treinamento novamente, recebemos uma ‘aula’ motivadora por parte de Luna, a qual comentou sobre sua vida profissional e como ela chegou até o cargo que exerce atualmente. Ela incentivou a todos a estudarem, lerem e se dedicarem a conhecer o que farão no futuro.”

 

Jéssica Nayara da Cruz Nagy

 

“Gostei muito da visita ao Big Cristal. Consegui ver o hipermercado com outros olhos, além do de consumidora. Os funcionários nos receberam muito bem, souberam nos responder todas as perguntas feitas com um diálogo tranquilo e de fácil entendimento.”

 

Patriny Tavares Silva

 

“A visita técnica foi cheia de conhecimentos. Foi muito bem guiada pela diretora de loja, Luna Verônica, a qual nos mostrou detalhes da loja, sobre o depósito, a operação da loja, a conservação das carnes, a separação do lixo e nos deu conselhos sobre o mercado de trabalho”.

 

Bianca da Silva Marques

 

“Gostei bastante de ter conhecido melhor o funcionamento do hipermercado. Sempre vou lá fazer compras, mas nunca imaginei que tinha uma equipe de funcionários tão grande. Uma das coisas que mais gostei foi ter conhecido a diretora da loja Luna Verónica, pois os conselhos dela vou levar para a vida toda. Quando ela começou a falar parecia que ela estava dando conselhos diretamente para mim, então esta visita ao Big Cristal vou guardar para sempre na minha memória”.

 

Katia Ramos de Almeida

 

Osasco (SP)

“A Visita Guiada ao Walmart foi muito interessante. Conhecemos diversos setores e suas importâncias. Vimos que tudo funciona como uma engrenagem dentro de um hipermercado e que se alguma coisa não funciona, as outras são diretamente afetadas. Entendi que todos são importantes, desde o Operador de Caixa ao Gerente e que o cliente sempre será o foco de todos. Gostei da forma que são colocados os produtos de forma estratégica. O Wagner foi um ótimo guia. Esclareceu todas as nossas dúvidas. Além de contar um pouco sobre sua história e nos dar dicas para uma carreira profissional de sucesso. Gostaria de outras visitas como essa, abordando mais setores / áreas.”

João Gabriel de Araujo Salgado

“Sobre a Visita Guiada, gostaria de dizer que achei muito interessante e importante para nós jovens, que iremos entrar no mundo do Varejo. Essa oportunidade nos deu a chance de conhecer melhor e de forma mais clara um hipermercado e como tudo funciona. Isso tudo fez com que nós pudéssemos sair um pouco da teoria e tivéssemos uma oficina diferenciada. Gostei muito de conhecer o Wagner, nosso guia. Ele dividiu com a gente suas histórias de vida, seu sucesso e seus conselhos. Isso faz com que a gente se sinta mais inspirado em alcançar nossos objetivos no mercado de trabalho.”

Natalie Moreira

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias