3 de fevereiro, 2017

Ronildo Diniz: um líder dedicado

Quando a inclusão ainda era tabu para algumas empresas, Ronildo Diniz encontrou um lugar onde as diferenças são respeitadas

No Walmart Brasil, o funcionário que tem foco, disciplina e determinação representa um dos princípios do Jeito Walmart de Trabalhar: Talentos de Alto Desempenho. Ronildo Francisco Diniz, Gerenciador de Loja no Walmart Contagem (MG), é um desses talentos.  Sua história é repleta de superação e reconhecimento. “Entrei na empresa em 2006, como Empacotador. Fiquei extremamente feliz por essa primeira conquista, pois me lembro que, naquela época, era bem difícil um deficiente auditivo ingressar no mercado de trabalho”, conta Ronildo.

Onze anos atrás, quando a inclusão ainda era tabu para algumas empresas, ele encontrou um lugar onde as diferenças são respeitadas, onde há igualdade de oportunidades para todos e o que é valorizado é o potencial de cada um. “Pouco mais de um ano depois da minha contratação, virei Repositor; uma novidade para mim. Era totalmente diferente do que eu fazia na frente de caixa. Nessa função, aprendi a organizar as mercadorias, a manusear o aparelho de ajuste de estoque, pedido, emissão de etiquetas, consulta de vendas do produto etc, auxiliar no processo de organização de inventário, entre outras atividades”, relata.

rONILDO-web

Para Ronildo, esta seria sua segunda grande conquista. Mas, ele menciona que não imaginava que, posteriormente, se tornaria um líder responsável pelo desenvolvimento de outros funcionários; teria novas atribuições e ainda mais responsabilidades. “Quando fui promovido a Gerenciador de Loja, em 2015, senti uma grande alegria, pois ganhei a oportunidade de mostrar a todos que uma pessoa com deficiência é capaz de liderar e não apenas exercer cargos operacionais. Hoje, trabalho no setor de Mercearia e cuido de uma equipe formada por 18 pessoas”.

Seu dia a dia envolve executar tarefas multidisciplinares: “como gestor, confiro relatórios diários, cuido do processo de inventário, demando tarefas para os funcionários dos setores de Abastecimento e Verificação de Validade, além de direcionar os promotores para verificar as suas mercadorias na loja”, explica.

A superação é algo constante na vida de Ronildo e, segundo ele, sempre há alternativas que o permitem exercer o seu papel. “Infelizmente, nem todos sabem a linguagem de sinais, mas com o auxílio da minha parceira de trabalho e outras técnicas desenvolvidas por mim, me comunico com as pessoas. Muitas vezes escrevo no papel o que quero transmitir e também utilizo aplicativos no meu tablet, que têm facilitado muito o meu dia a dia”, revela.

Os métodos são importantes para que não existam barreiras nas comunicações e na troca de informações com seus colegas. Mas, Ronildo declara que há outros aspectos da cultura do Walmart que o guiaram desde sempre. “São essenciais na minha rotina o Respeito pelo Indivíduo, pois sem ele não chegamos a lugar algum; e a Busca pela Excelência, por meio da qual alcancei um lugar de destaque no Walmart Brasil e poderei chegar ainda mais longe. Isso me motiva a seguir da forma como sou, sempre sorrindo e fazendo o meu melhor todos os dias”, finaliza.

1 Comentário

  1. muito importante a dedicação de uma pessoa em sua empresa, e principalmente em se tratando de pessoas com deficiência, mas que isso não o impede de ter bom desempenho na empresa, parabéns ao Ronildo Francisco Diniz,, promovido a Gerenciador. de lojas,.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias