19 de dezembro, 2016

Receitas de sucos detox para uma alimentação saudável

Rico em nutrientes, esse tipo de suco é muito benéfico para o organismo e ajuda a manter a saúde em dia

São inúmeros os benefícios do suco detox para a saúde e o bem-estar. As fibras presentes nas verduras, legumes e grãos, aliadas ao líquido das frutas ou à água, regula o trânsito intestinal e combate a prisão de ventre. Segundo a nutricionista da Apetit Serviços de Alimentação, Danielle Cristina da Silva, o fígado é o órgão mais importante no processo de destoxificação. Os nutrientes presentes na bebida são fundamentais para filtrar e eliminar as toxinas presentes no organismo. Ela explica que quando fazemos uma alimentação muito gordurosa e cheia de conservantes, o suco detox é capaz de fazer uma limpeza no corpo, eliminando alguns desses excessos.

Além disso, esse tipo de suco é um aliado para quem deseja perder peso. “Ele ajuda a evitar a absorção total da gordura pelo organismo. Isso acontece porque são utilizados alguns ingredientes, como o gengibre e a canela, que são termogênicos e colaboram para a aceleração do metabolismo. Se a pessoa tomar com frequência conseguirá emagrecer”, esclarece Danielle.

Porém, ainda que o suco detox traga uma série de benefícios para o corpo, é importante ter em mente que ele não é um fator exclusivo para a melhora da saúde e emagrecimento. A nutricionista afirma que deve ser acompanhado de outros hábitos saudáveis, uma alimentação equilibrada e exercícios físicos. “É importante evitar comida gordurosa, refrigerante, bebida alcoólica, etc. Dormir no mínimo 8 horas por dia, evitar o estresse e praticar alguma atividade física”, recomenda. Este tipo de suco poderá compor uma dieta para perder peso, desde que bem orientada.

Quanto ao momento do consumo, pela manhã é a alternativa mais recomendada. “Em jejum é o melhor horário, mas não há uma regra. Quando você exagera na alimentação, no final da noite pode tomar o suco para ajudar na digestão. Ele pode ser ingerido mais de uma vez ao dia, por exemplo, um copo de manhã, um após o almoço e outro antes de dormir”, sugere Danielle.

A nutricionista alerta ainda que o suco não deve ser tomado como substituto de refeições, uma vez que ele não fornecerá sozinho todos os nutrientes que o organismo precisa. “Todas as pessoas necessitam de proteínas, carboidratos, gorduras em baixa quantidade, vitaminas e minerais. Não podemos deixar de consumir nenhum desses nutrientes. Essas dietas da moda, nas quais a alimentação é restrita a apenas um tipo de alimento, não são recomendadas. O correto é ter um cardápio equilibrado”, explica.

A seguir, Danielle recomenda duas receitas para quem deseja incluir o suco detox na alimentação.

 

– Couve, limão, abacaxi e gengibre

A couve ajuda no processo digestivo e auxilia como uma proteção para o estômago, principalmente para as pessoas que tem gastrite. O gengibre é um termogênico, que contribui para acelerar o metabolismo. O abacaxi melhorara o sistema digestivo em geral. O limão atua especificamente na desintoxicação, eliminando as toxinas do organismo.

 

– Hortelã, couve, uma colher de linhaça, maçã, cenoura e água de coco

A hortelã dá um sabor e deixa o suco refrescante. A linhaça ajuda a diminuir a absorção de gordura no organismo e melhora a atividade intestinal. A maçã faz a mesma função que o limão. A cenoura é boa para a pele e a água de coco auxilia na reposição dos eletrólitos – termo médico/científico para os sais, especificamente os íons.

Danielle ressalta que você também pode criar o seu próprio suco. “É possível mesclar os ingredientes das duas receitas, e utilizar outras frutas e legumes, como laranja, mamão e pepino”, completa. O preparo é fácil, basta bater todos os ingredientes no liquidificador e adicionar água até chegar à consistência de sua preferência. O suco pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver Melhordsa