15 de dezembro, 2016

Jussara Timbola: de gerente de área à diretora de operações

Mulher, executiva e mãe. Conheça sua trajetória de crescimento em 18 anos no Walmart Brasil

Jussara Timbola trabalha há 18 anos no Walmart Brasil, iniciando sua carreira com a inauguração do Sam’s Club em Curitiba, como gerente de área. Após 3 anos, foi promovida a diretora de loja no Sam’s Club de São Caetano, em São Paulo. Trabalhou em várias lojas e passou para diretora distrital, atuando na região centro-oeste e em São Paulo. Em 2010, obteve uma nova promoção e começou a trabalhar como diretora de operações do Sam’s Club, cuidando das 27 lojas no Brasil. Permaneceu no mesmo cargo, porém, a partir de julho de 2016, passou a atuar no formato hipermercado na região sudeste.

box-jussara

Para Jussara, toda essa trajetória de crescimento se deve ao foco que o Walmart tem no desenvolvimento de talentos. “Desde que eu comecei em Curitiba, sempre tive líderes que me ajudaram a trabalhar melhor meu potencial e analisar quais pontos eu tinha que fortalecer para ter uma carreira de sucesso”, conta. Ela ainda afirma que, em muitos momentos, os gestores se preocuparam muito em entender seus objetivos e apoiar para que pudesse alcançá-los. “Desde que eu entrei no Walmart, meu sonho era ser diretora de loja e acabei conseguindo ser muito mais que isso. A cultura que essa companhia tem é o grande diferencial. É uma empresa que trabalha muito as pessoas, dá muitas oportunidades e preza pelo respeito ao indivíduo”, completa.

A carreira de Jussara foi se devolvendo aos poucos. Em cada área, ela teve a oportunidade de viver diferentes experiências e agregar conhecimentos em sua vida profissional. Ela explica que como diretora de loja, você tem responsabilidade sobre toda a loja e lida com todas as pontas do negócio. Como diretora distrital, começa a ver o negócio sob uma nova ótica e faz a gestão de líderes. “Eu pude trabalhar com lojas em vários estados, com realidades diferentes, tanto culturais como de mercado, e isso abre mais os horizontes”, recorda.

Como diretora de operações, há uma gestão mais ampla, pois trabalha a estratégia como um todo. “O fato de eu ter 18 anos de empresa me dá uma amplitude de visão do negócio. O mercado e as tendências de consumo mudam continuamente. Nosso desafio é enfrentar as novas realidades e buscar estrategicamente o crescimento do Walmart aqui no Brasil”, explica Jussara.

 

Liderança feminina

Jussara relembra que quando foi promovida para diretora de loja no Sam’s Clube, foi a primeira mulher a ocupar esse cargo. O mesmo ocorreu quando se tornou diretora distrital. “Hoje, temos várias líderes. A companhia possui uma forte atuação no desenvolvimento de lideranças femininas”, destaca.

O Walmart possui um Conselho de Mulheres, do qual Jussara faz parte. Trata-se de um grupo de mulheres de diversas áreas que discutem questões de desenvolvimento feminino. “Eu faço parte do Conselho desde 2009. Ele propiciou participarmos de vários treinamentos e palestras. É um excelente fórum para debatermos como podemos apoiar outras mulheres a crescerem e mostrar como a mulher pode ganhar mais espaço dentro da própria companhia e na nossa sociedade. Acho muito legal essa preocupação que o Walmart tem com a diversidade”, relata.

 

Mudanças e apoio familiar

Jussara é gaúcha, mas como trabalha há muitos anos no varejo, já morou em diversas cidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e, atualmente, São Paulo. “Mudar de cidade sempre foi uma coisa muito próxima para mim. Eu encarei a mudança para São Paulo como um desafio muito importante, porque era a oportunidade de realizar um grande sonho. Na época foi mais fácil, porque éramos somente eu e o meu marido. Eu vim antes para cá, depois de uns 3 meses ele veio também e conseguiu se estruturar aqui”, conta.

Com um filho de 11 anos e outro de 14, ela conta que há dificuldades em ser mulher, executiva e mãe. Porém, destaca que facilita muito quando se tem uma família que oferece suporte. “Meu marido e meus filhos me apoiam muito. Eu diria que parte do meu sucesso profissional se deve muito a ter uma família que me entende e motiva”, finaliza.

7 Comentários

  1. Fantástica entrevista, tive oportunidade de trabalhar com a Jussara, é uma profissional de alta qualidade e competência, além da sua incrível preocupação com o ser humano.

  2. Jussara sempre tive você com exemplo de líder.
    Muito sucesso e que você alcance todos os seus objetivos.
    Obrigado por você ter sido a minha líder por todos esses anos.
    Parabéns!!!

  3. Jussara, você sempre foi um exemplo da cultura da empresa, uma inspiração para todos.
    Obrigado por compartilhar da sua liderança conosco.
    Sucesso!!!!

  4. Parabéns Jussara, realmente uma história de sucesso,você sempre foi uma lider servidora um exemplo a ser seguido.
    Obrigada por tudo.Sucesso sempre!

  5. Parabéns pelo trajeto profissional e a sua conjugação com a vida pessoal. Continuação de grandes realizações pessoais e profissionais

  6. Boa noite senhora Jussara timbola. Eu gostaria muito de entrar em contato com a senhora em particular. A senhora poderia entrar em contato comigo por gentileza? ! Preciso muito entrar em contato com a senhora!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver Melhordsa