2 de dezembro, 2016

Faça um balanço pessoal e estabeleça novas metas para o próximo ano

É importante refletir sobre o que deu certo e o que deu errado no ano que está acabando. Veja algumas dicas sobre como fazer isso e se preparar para 2017

O final de mais um ano se aproxima e com ele, surge uma vontade única de pensar na vida, analisar os erros e acertos e traçar novos objetivos, tanto pessoais quanto profissionais. Nesta época, costumamos avaliar nosso desempenho, como uma forma de despedida para entrar no ano novo com vida nova. O que se espera é que, terminado um ciclo, partamos para um novo, sabendo onde conseguimos chegar.

Paula Dan é coach e mentora de realização pessoal e profissional com propósito, idealizadora e criadora dos Programas de Coaching Escolha Ser Livre e Produtividade Criativa. Segundo ela, muitos se culpam por não terem concluído tudo que se comprometeram a fazer. “Somente consegue realizar o que propõe a pessoa que tem clareza de quem realmente é e para onde quer ir. Se não, de nada adianta traçar metas, sonhos e objetivos. Mas, o legal de tudo isso é que sempre podemos recomeçar de um jeito diferente” explica.

Paula afirma que é importante fazer um balanço pessoal e profissional quando o ano é concluído. Desde que haja clareza real sobre tudo, esta análise vai ajudar a avaliar o que pode ser maximizado e proporcionar uma melhora contínua. A coach ainda alerta que é preciso tomar muito cuidado para não se culpar por algo não ter saído como queria.”Foque no que você quer. Refaça os planos com amor. Porém, antes de fazer listas e listas de metas, para que tudo flua bem,é preciso estar totalmente alinhado com a sua essência”, ressalta.

“Neste momento, é importante dar atenção ao que realmente é essencial para que você realize tudo em sua vida”, destaca Paula. Para ela, é fundamental refletir sobre eventos tanto positivos quanto negativos. Em um nível elevado de consciência, esse tipo de reflexão irá mostrar suas receitas de sucesso e fracasso. Assim, você poderá ver claramente porque algo deu certo e porque algo deu errado.

A avaliação pessoal pode ser uma forma de se conectar com você, suas habilidades, pontos fortes e pontos a melhorar. “Uma forma simples de fazer esta autoavaliação é pegando um papel e uma caneta e escrevendo tudo o que deu certo da sua lista de desejos e tarefas, e tudo o que não deu certo. Relembre e perceba quais foram suas atitudes, seus pensamentos, seus sentimentos e perceba o que você faz que funciona e o que não funciona. E lembre-se: somos 100% responsáveis pelos nossos resultados”, esclarece Paula.

A coach ainda menciona que para evitar as frustrações pelo que não conseguiu fazer durante o ano, é preciso lembrar que sempre pode-se recomeçar do jeito certo. “O que importa é daqui pra frente. Perceba que aprendizado você pode tirar pelo fato de não ter concluído algumas coisas que gostaria e para o próximo ano, faça um planejamento alinhado com seu propósito de vida, comprometendo-se consigo mesmo”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver Melhordsa