19 de dezembro, 2016

Escola Social do Varejo certifica cerca de 900 jovens em quatro cidades em 2016

Resultado mostra o sucesso da ESV no ano de maior procura pelos cursos desde a criação do programa

Os resultados do fechamento do sexto ano da Escola Social do Varejo são motivos para acreditar que 2017 será promissor para o programa: cerca de 900 jovens concluíram a formação ao longo do ano, indicando o forte envolvimento dos alunos e mostrando também o baixo índice de evasão do curso. No segundo semestre, por exemplo, apenas 1% dos matriculados se desligou da proposta inicial.

O curso Liderança no Varejo é realizado em parceria com o Instituto Aliança e, neste ano, aconteceu nos dois semestres, nos períodos matutino e vespertino,em quatro cidades: Osasco (SP), Recife (PE), Salvador (BA) e Porto Alegre (RS) e contou com financiamento da Fundação Walmart e do Instituto Walmart. A formação de 300 horas é baseada em três áreas aplicadas de forma integrada: “Desenvolvimento Pessoal e Social”, “Contexto das Relações do Varejo” e “Tecnologia da Informação e Comunicação”. Além disso, atividades complementares como “Aulões” e “Visitas Guiadas” agregam a parte prática à metodologia.

Essa fórmula parece estar funcionando bem e vem atraindo interesse nos estados em que o programa acontece. Em 2016, cerca de 8 mil jovens se inscreveram para participar do processo seletivo ESV, que consiste em inscrição online, entrega presencial de documentos para confirmação de interesse e Oficina de Seleção, com redação e entrevista.

Para o coordenador do Instituto Walmart, Edmilson Selarin Junior, o grande interesse na ESV mostra o potencial dessa proposta. “A qualidade dos educadores, da metodologia e do curso em si está sendo reconhecida. A resposta para o trabalho feito vem por meio dos jovens que formamos, que conseguem a inserção no mercado de trabalho e que também atuam na divulgação da ESV em suas redes, o que tem contribuído para esse aumento da procura”, comentou.

Quem participa da formação garante que o interesse não acontece por um acaso. “O curso é transformador”, disse Gabriel Eltz Cezário, da ESV de Porto Alegre (RS), que acabou de se formar. “Desde o primeiro dia os educadores tentam nos deixar a vontade e proporcionar as melhores experiências. Todos nós chegamos falando pouco, tímidos, e terminamos o curso diferentes, com outra postura, uma curiosidade e segurança incríveis. O que acontece é que a gente passa a se conhecer melhor na ESV e esse é o diferencial que atrai.”

As novas turmas estão previstas para começar em fevereiro. Fique atento, pois em janeiro as inscrições estarão abertas para jovens a partir de 17 anos. Acompanhe as novidades em nossa página no Facebook: www.facebook.com/ESVNacional

 

Confira os depoimentos dos jovens ESV sobre esse ano e o que esperam pra 2017:

“Encerrei a formação no primeiro semestre e em seguida entrei como aprendiz para a área de Capital Humano no escritório do Walmart em Barueri (SP). É impressionante o que o curso fez por mim, eu não estaria trabalhando aqui se não fosse por ele, porque só com a ESV eu pude me conhecer melhor, desenvolver habilidades e tirar as dúvidas que eu tinha. Eu descobri que essa é a área que me identifico e que quero fazer carreira. Foi um acolhimento tão grande, a gente melhora e as portas se abrem.” Emily Lucena, ESV Osasco (SP), turma primeiro semestre.

 

“É interessante como o curso me levou para um mundo que eu nem conhecia, que parecia distante e, hoje, vejo que sou capaz de fazer parte dele. Sei que posso ser um bom profissional, pois conheço minhas habilidades, fraquezas que preciso trabalhar e onde posso me destacar. Saio desse curso sentindo que crescemos, entramos crianças e saímos mais evoluídos e preparados.”Kevin Francisco da Silva, ESV Porto Alegre (RS), turma segundo semestre.

 

“É uma alegria encerrar esse curso e ver que aprendi tanto. Hoje sou mais segura do que quero, consigo ter outra visão de mundo e me colocar no lugar do outro. Para 2017, eu pretendo estar trabalhando, fazer faculdade e utilizar sempre todo conhecimento que adquiri na ESV que algo pro resto da vida.” Catarina Matos , ESV Salvador (BA), turma segundo semestre.

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias