8 de dezembro, 2016

Destinos nacionais para quem busca contato com a natureza

Nada melhor que se conectar com a natureza e renovar as energias para voltar ao cotidiano. Conheça alguns locais e comece a planejar a sua próxima viagem

Entrar em contato com a natureza é benéfico para a saúde física e mental, pois reduz o estresse e permite recuperar as forças para continuar com a rotina que a vida moderna oferece. Para o autor e criador do blog Vida de Turista, Thiago Busarello, os principais benefícios são a renovação da energia, o enobrecimento da alma e o sentimento de paz interior. “Uma das minhas paixões é o ecoturismo. Adoro estar em contato com a natureza, porque ela simplesmente revigora nosso espírito. Parece que existe uma força nela que enobrece a alma e sempre que volto de uma viagem assim fico energizado”, conta.

A agente de viagens Flávia Nogarolli Cordeiro começou sua carreira como designer, na qual permaneceu por 7 anos. Mas encontrou no turismo algo que realmente lhe deu prazer em trabalhar. Ela adora viajar e recomenda destinos de natureza, pois afirma que essa conexão tem o poder de tranquilizar e desestressar. “Eu adoro viagens que envolvem natureza. Amo sentir o ar puro entrando nos pulmões, ouvir o canto dos pássaros, o barulho da corredeira de um rio, etc. Me sinto renovada e completamente relaxada”, relata.

Flávia afirma que o Brasil possui uma diversidade enorme de vegetações e ecossistemas, o que faz com que seja um excelente país para quem busca destinos de natureza. “Aqui podemos encontrar milhares de cachoeiras, cânions, chapadas, praias, montanhas, o que atrai tanto turistas do próprio Brasil, como também do exterior”, explica.

Esta singularidade é característica da sua grandeza e dimensões, esclarece Thiago. “Temos lindas praias, como Canoa Quebrada (CE), Fernando de Noronha (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Guarda do Embaú (SC). Belas paisagens de cânions, como Itaimbezinho (divisa do RS e SC), Serra da Canastra (MG) e Chapada dos Guimarães (MT). Rios grandiosos, como o Rio Amazonas, Rio Guaíba, Rio Paraná e Rio São Francisco. Além, é claro, de ecossistemas como o serrado, o pantanal e caatinga”, cita.

Como o Brasil é bastante diversificado, a agente de viagens afirma que a busca por destinos é bem variada. “Como a agência que eu trabalho fica em Curitiba, a opção mais próxima e mais procurada é Foz do Iguaçu (PR), seguida de Gramado (RS) e Canela (RS). Também temos muita procura para Bonito (MS), Chapada Diamantina (BA) e Manaus (AM). Com relação às praias, as mais buscadas são Natal (RN) e Porto de Galinhas (PE)”, afirma.

Thiago já viajou por vários lugares no país e recorda que os mais marcantes foram: Bonito (MS), que se destaca por suas águas cristalinas em meio à uma vegetação exuberante; Pantanal (MT/MS), por suas planícies cobertas por vazantes e uma fauna riquíssima; Maragogi (AL), por suas galés em meio a águas com tom de azul que lembra o Caribe; Fortaleza (CE), por suas lindas praias; e a Guarda do Embaú (SC), pela união de praia, rio, dunas, montanha e natureza. “Foram experiências únicas e revigorantes, cada uma do seu jeito. Fiz inúmeros passeios oferecidos em cada um dos destinos e pude estar em contato com plantas e animais, observando as suas características, fazendo trilhas e também nadando e mergulhando nos locais”, relembra.

Para quem pretende fazer uma viagem para entrar em conexão com a natureza, a agente de viagens recomenda os seguintes locais:

Foz do Iguaçu (PR)

Reconhecida internacionalmente pela exuberância das Cataratas do Iguaçu, a cidade é parada obrigatória para quem busca contato com a natureza com uma boa estrutura.

Bonito (MS)

Possui diversas atrações, como a flutuação no Rio da Prata, o Buraco das Araras, Gruta da Lagoa Azul, entre outras. A estrutura é inferior da que temos em um parque nacional como em Foz do Iguaçu, mas não deixa a desejar de forma alguma.

Porto de Galinhas (PE)

Existem diversos passeios alternativos que podem ser feitos e que as pessoas não tem conhecimento, como a ilha de Santo Aleixo, ilha de Itamaracá, passeio de Stand Up Paddle pelo mangue, entre outros. Além do mar ter uma coloração incrível.

Cambará do Sul (RS)

O conjunto de cânions, com acesso pela cidade de Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, possuem trilhas de fácil acesso de carro e um visual deslumbrante dos paredões de pedra.

O autor e criador do blog Vida de Turista aconselha locais em que a pessoa possa aproveitar de verdade, para sentir tudo o que um passeio em contato com a natureza pode oferecer, sem medo e receios. “Vá para Foz do Iguaçu (PR) conhecer as cataratas. Vá para Bonito (MS) para nadar em meio aos peixes em águas cristalinas. Vá para Florianópolis (SC) para conhecer suas praias. Vá para Fernando de Noronha (PE) para conhecer um ecossistema incrível”, indica.

Independente do estilo de viagem, seja mais aventureiro ou simplesmente contemplação, em todos os destinos de natureza é sempre importante tomar alguns cuidados. Flávia recomenda levar repelente para insetos e protetor solar, e ainda aconselha se informar sobre os passeios com relação às distâncias, tempo de duração e graus de dificuldades para possíveis trilhas. “Às vezes, os clientes contratam passeios com trilhas bem complicadas e não possuem preparo físico para isso. De resto, é só aproveitar as belíssimas paisagens que o Brasil oferece em todos os estados”, ressalta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver Melhordsa