5 de dezembro, 2016

Como inserir paletes e caixotes na decoração da sua casa

Com criatividade, é possível criar ambientes e objetos incríveis utilizando paletes e caixotes. Veja algumas ideias e recomendações de como reutilizar esses materiais

Os paletes são estrados de madeira, metal ou plástico que, assim como os caixotes de feira, são usados no transporte e armazenamento de cargas, muito usados por supermercados, armazéns e transportadoras. Por serem versáteis, é possível criar diversos móveis e utilidades para eles.

Para a designer de interiores e proprietária da CTRL Arquitetura e Design, Mariana Hermanson, a principal vantagem de reutilizar esses materiais na decoração é poder contribuir com valores de sustentabilidade. Pode-se dar um novo significado aos objetos que seriam descartados, além de gerar grande economia no orçamento, pois são facilmente encontrados em depósitos ou mercados, garantindo um baixo custo. “Eu mesma reaproveitei paletes usados para fazer o sofá de minha casa”, conta.

materia_walmart_quarto
Sofá de paletes. Foto: Mariana Hermanson

Os paletes e caixotes mais utilizados na decoração são os de madeira. Além de serem considerados mais sustentáveis por serem feitos com matéria-prima reaproveitada, os móveis geram um efeito descolado e descontraído a qualquer ambiente. Normalmente usados em locais com caráter informal e despojado, eles criam uma atmosfera rústica nos espaços.

Os materiais podem ser usados na decoração em diversos ambientes e estilos, em áreas externas e internas. “Paletes de madeira podem se transformar em bancos, bases de cama ou sofá, balanço na área externa, apoio para vasos de plantas. Caixotes se transformam em gavetas, nichos, banquinhos, dentre outras inúmeras possibilidades, basta deixar a imaginação fluir”, explica Mariana.

shutterstock_398871385

 

shutterstock_100812187

 

shutterstock_421165465

Existem paletes de diversos tamanhos, o que aumenta as possibilidades na hora de inventar os móveis, e eles são muito resistentes, permitindo sua utilização como peças mais estruturais. Podem ser usados também como mesa, e nesse caso é interessante colocar um tampo de vidro para apoiar pequenos objetos. Outra opção é colocar na parede, como um painel ou até como uma pequena estante, uma adega ou um cabideiro.

Na hora de escolher o item a ser reutilizado, é importante tomar alguns cuidados. A designer de interiores recomenda observar se o material está seguro para o uso ou apresenta aspectos desfavoráveis, como pregos enferrujados que possam machucar, farpas, ripas de madeira que estejam soltas e possam quebrar com a utilização, entre outros. “O ideal é preparar sua peça, retirando os pregos destacados e reforçando a estrutura com novos pregos. Depois, lixar a madeira e finalizar com aplicação de verniz, cera ou tinta. Indico pintura com esmalte sintético a base de água para maior durabilidade da pintura”, orienta Mariana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Viver Melhor