24 de janeiro, 2017

Atividades alternativas para se livrar do estresse

Confira algumas ideias para descontrair, relaxar e encontrar equilíbrio diante da agitação da vida moderna

A tentativa de trazer um pouco de qualidade de vida para o dia a dia se torna cada vez mais um hábito da sociedade. As pessoas buscam atividades que lhes possibilitem fugir do estresse que a rotina traz e que sejam revitalizantes, mesmo com o pouco tempo livre disponível. Qualquer coisa que deixe você em um estado de relaxamento e faça com que se abstraia, mesmo que momentaneamente, dos elementos de estresse já é um bom começo.

Mas afinal, o que é o estresse? A Psicóloga Patrícia Ulrich Pinto explica que é uma reação do organismo diante de situações que exigem esforço emocional para serem solucionadas. Por exemplo, uma condição de desgaste no trabalho por um longo período. “Atividades que promovem o relaxamento do corpo e da mente podem ser recursos para aliviar os primeiros sintomas de estresse, como tensões, ansiedade, irritabilidade, de forma a promover a superação de fatores estressantes pelo organismo e consequentemente gerar bem-estar e qualidade de vida”, esclare.

Patrícia orienta que para começar a relaxar basta se permitir a experimentar e treinar. Não é preciso estar estressado em exaustão para aprender. Teatro, circo, jardinagem e yoga são atividades terapêuticas que podem ser fontes de prazer e de bem-estar. Basta descobrir quais atividades lhe são prazerosas e relaxantes. “O importante é incluir essas práticas na rotina como um compromisso agradável e não como uma obrigação, independente da frequência”, recomenda.

Além disso, aspectos como gerenciamento de tempo, estabelecimento de rotina e prioridades, comportamentos assertivos como saber dizer ‘não’ e expor sentimento com respeito aos demais podem ser cruciais no alívio de estresse, conta a psicóloga. Mas para tanto, é essencial analisar os fatores estressantes antes de intervir sobre eles. Nesse caso, a psicoterapia pode auxiliar. “O exercício físico, a qualidade do sono e a alimentação também são ricos recursos para combater o estresse”, completa.

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