Diversidade

Várias ações são desenvolvidas para ampliar a diversidade e o respeito a ela. As iniciativas têm como foco a valorização de mulheres, negros, deficientes, jovens e lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT). Um Guia de Diversidade está disponível a todos os funcionários, com informações e orientações sobre a importância das diferenças.

Entre as ações de comunicação sobre o tema estão as desenvolvidas durante duas grandes reuniões anuais da empresa. Na reunião de setembro de 2010 foi montado um estande com um Museu da Inclusão. Nele, os profissionais eram conduzidos em visitas guiadas e tinham acesso a textos e informações sobre o tema e a gradual conquista de direitos das pessoas com deficiência. Também foi abordado o tema Mulheres, com palestra sobre características masculinas e femininas, movimentos e conquistas femininas ao longo dos anos e a importância do equilíbrio de gêneros nas organizações.

Outra iniciativa acontece no âmbito do Programa de Mentores. Os funcionários são estimulados a procurar em seus colegas mais experientes mentores capazes de repassar informações importantes para o seu trabalho e crescimento. Em 2010, a iniciativa foi revisada e incluiu como exigência que todos os executivos tivessem entre os orientados pelo menos um representante de um dos cinco seguintes grupos que são foco das ações de promoção da diversidade.

  • Pessoas com deficiência

    As comunicações sobre contratações também foram alteradas para destacar que não há restrição à candidatura de pessoas portadoras de deficiência. Uma das inovações do ano foi o início das aulas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio da TV Walmart, ação resultante da demanda de líderes de lojas que relataram dificuldades de comunicação com pessoas surdas.

    A companhia também mantém guias sobre deficiência, direcionados aos líderes e à equipe de Capital Humano, que orienta sobre contratações e gestão do trabalho. Já os funcionários têm à disposição publicações que abordam o relacionamento diário com os portadores de deficiência e as formas de atender os clientes com esse perfil. Foi desenvolvido ainda um manual sobre a adaptabilidade de lojas, distribuído à equipe da área de Desenvolvimento.

  • LGBT

    Na página de Diversidade da intranet da empresa há informações orientadas especialmente a esse público. Também estão sendo estabelecidas parcerias com ONGs e outras entidades, como a Câmara do Comércio LGBT e a Casarão Brasil, para a ampliação do escopo e qualificação das informações repassadas.

  • Negros

    Em 2010 foi realizada uma nova pesquisa com esse público, que contou com 1100 participantes e revelou que eles não sentem preconceito internamente, mas ainda o sofrem externamente, no atendimento ao público. A partir dos resultados, consolidados no início de 2011, estão sendo elaboradas estratégias para atuar diante dessa situação.

  • Sêniores

    Outro público que recebeu atenção foram as pessoas com mais de 60 anos. A ideia é criar um maior equilíbrio etário no quadro funcional, especialmente nas lojas. A demanda por pessoas mais maduras também partiu da área de Operações, em que há predominância de jovens. A partir dela, a equipe de Capital Humano e os times das lojas foram orientados a buscar novos funcionários com esse perfil. Os anúncios de vagas de trabalho passaram a destacar que não há restrição à idade.

  • Minha história

    Minha história

    Funcionários contam suas experiências, desafios e conquistas alcançadas em sua trajetória dentro do Walmart.

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  • O Walmart Brasil está sempre à procura de profissionais em busca de desafios e crescimento.
  • Mulheres

    Mulheres

    O avanço interno da presença das mulheres nos últimos anos, especialmente em cargos gerenciais, levou a empresa a dar mais atenção a programas de desenvolvimento desse público para que ele alcance postos superiores. Uma das iniciativas foi a constituição de um Conselho de Mulheres, que já desenhou ações para facilitar a inclusão e o desenvolvimento delas. Outra é a participação no Movimento Mulher 360. Saiba mais>>